Testes de Gravidez Caseiros
20 de novembro de 2019

Testes de gravidez caseiros: posso mesmo confiar?

Só de pensar na possibilidade de estar grávida, principalmente quando você já está tentando há um tempo, dá aquele friozinho na barriga, não é mesmo? A dúvida sobre estar grávida ou não, traz ansiedade e agonia para a mulher e, também, para seu parceiro. E o que ela mais precisa nesse momento é de uma resposta assertiva.

Existem vários testes de gravidez caseiros. Mas, será que eles realmente funcionam ou só servem para confundir ainda mais a cabeça da mulher? Fizemos este artigo para você tirar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto. Confira com a gente!

Principais testes de gravidez caseiros

Saiba quais são os mais conhecidos e como eles são realizados:

Fervura da urina

  • Ferver a urina em um recipiente de alumínio e observar;
  • Se a urina formar uma “nata”, o resultado é positivo. Se a fervura for semelhante à da água (não “subir”), o resultado é negativo.

Da agulha

  • Urinar em um recipiente e colocar uma agulha dentro dele;
  • echar o recipiente e esperar por oito horas;
  • Se a agulha mudar de cor, o resultado é positivo.

Da água sanitária

  • Urinar em um recipiente e adicionar água sanitária;
  • Se a urina mudar de cor ou efervescer, o resultado é positivo. Caso contrário, o resultado é negativo.

Do cloro

  • Colocar a urina em um copo descartável e adicionar cloro;
  • Se ela ficar escura, o resultado é positivo. Se a mistura manter a mesma cor, o resultado é negativo.

 Do vinagre 

  • Em um recipiente, misturar vinagre e urina;
  • Se a mistura mudar de cor, o resultado é positivo para gravidez. O procedimento é o mesmo para o teste que utiliza cloro.

Afinal, os testes caseiros funcionam ou não?

Nenhum possui comprovação científica. Há inúmeras variáveis que podem comprometer os resultados dos testes caseiros de gravidez. Além disso, eles foram idealizados por povos antigos com conhecimentos científicos primitivos, comprometendo o grau de eficácia de cada um deles. Sendo assim, não possuem confiabilidade, portanto, se você deseja realizar um teste de gravidez em casa, opte pelos de farmácia, devidamente estudados e comprovados pela ciência.

Saiba quais são os mais confiáveis

O teste de gravidez mais confiável que existe é a dosagem do hormônio Beta hCG no sangue. A taxa de acerto é próxima de 100% quando a mulher já está com pelo menos um dia de atraso menstrual. Trata-se de um exame laboratorial que precisa de uma amostra de sangue.

Os testes de farmácia são mais simples que o de sangue, pois podem ser feitos em casa e precisam apenas de uma amostra de urina. A taxa de acerto é altíssima se o mesmo for feito com pelo menos cinco dias de atraso menstrual.

Atualmente, um teste de gravidez de farmácia custa em torno de 5 a 20 reais, dependendo da marca. Basta ir à farmácia e solicitar as opções ao atendente. Cada um deles possui instruções de uso em sua embalagem. Tire as suas dúvidas com o atendente antes de realiza-lo.

Se você deseja saber mais sobre o testes de gravidez caseiros, fique por dentro das novidades aqui no Blog do Ibrra.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS