Quanto tempo demora para ocorrer a fecundação?
6 de novembro de 2017

Quanto tempo demora para ocorrer a fecundação?

O ciclo menstrual não é apenas um processo fisiológico. Representa um recomeço, repleto de novas oportunidades e sensações, sendo a ansiedade a mais marcante para as mulheres que estão tentando aumentar a família. Nessa fase, uma das maiores dúvidas costuma ser: “quanto tempo demora para ocorrer a fecundação?”.

O corpo humano é tão mágico e perfeito em seu funcionamento que é capaz de dar sinais antes e durante o processo de fecundação. Entender o que acontece após a liberação do óvulo pode aliviar a ânsia por respostas. Saiba no que consiste cada fase e como seu corpo responde às mudanças.

O ciclo menstrual e a fecundação

O ciclo menstrual é composto por três fases:

  1. Folicular: dura aproximadamente 12 dias, período em que ocorre a menstruação. É importante lembrar que a menstruação não é inimiga da mulher, mas faz parte do processo necessário à gravidez. Ela gera intensa produção de hormônios imprescindíveis às próximas etapas.
  2. Ovulatória: se desenvolve no meio do ciclo (período fértil), quando a ovulação acontece, ou seja, quando o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo para que encontre o espermatozoide e ocorra a fecundação. Inicia-se de 24 a 36 horas a partir do momento em que o óvulo maduro é liberado na superfície do ovário. Na maioria das mulheres, apenas um óvulo é liberado no ciclo e ele tem vida útil de 12 a 24 horas após o período ovulatório, o que permite a possibilidade de fecundação até no máximo o dia seguinte da liberação do óvulo.
  3. Lútea: o folículo que libera o óvulo se enche de sangue, tornando-se um corpo lúteo vascularizado para ajudar na produção de progesterona. A progesterona é responsável por preparar o útero para a implantação do embrião. Essa fase dura aproximadamente 14 dias.

Quanto tempo demora para ocorrer a fecundação?

Entre uma e duas horas após a ejaculação, os espermatozoides começam a nadar contra a corrente. Alcançam primeiramente o coló do útero e, após transpor o canal cervical, se encaminham às trompas, onde são atraídos por uma substância química para encontrarem o óvulo, mas somente um consegue penetrar sua membrana protetora. O espermatozoide leva apenas 20 minutos para penetrar o óvulo totalmente, ou seja, para ocorrer a fecundação.

O espermatozoide demora cerca de duas horas para alcançar a porção da trompa e é lançado a mais ou menos 16km por hora dentro do corpo da mulher, progredindo de 3 a 4mm por minuto.

Uma curiosidade é que o corpo feminino emite sinais e sintomas da fecundação. Os principais são:

  • Cólica abdominal;
  • Leve corrimento rosado;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça;
  • Seios inchados e sensíveis.

Cerca de 20 horas após a fecundação, acontece a primeira divisão celular. As demais ocorrerão entre 12 e 15 horas de intervalo umas das outras. Agora, o desafio dessa vida passa a ser sustentar-se para que o sistema imunológico materno não a expulse do corpo.

Agora que você já sabe quanto tempo demora para ocorrer a fecundação e como ela acontece, confira este artigo sobre as primeiras semanas de gravidez.

SAIBA MAIS SOBRE A FIV

Baixe o ebook gratuito  “FIV: Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento“.
É só preencher o formulário a seguir para receber o material por email.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS