exames antes da fiv
11 de novembro de 2019

Exames antes da FIV: Quais são os mais indicados

A FIV realiza o sonho de muitos casais que querem ser pais mas sofrem com a infertilidade. Sua evolução durante os anos possibilitou taxas cada vez mais altas de sucesso.

Mas é muito importante que, antes de realizar o procedimento, o casal faça consultas preventivas, exames e converse com o médico a respeito da FIV.

Os exames  são fundamentais para o sucesso do procedimento, e vão desde os mais simples (hormonais) até os mais sofisticados (como o ERA). Fizemos este artigo para você saber quais são os principais exames antes da FIV.

Os exames essenciais antes da FIV

Para realizar a FIV, o casal deve passar por uma análise completa, que inclui exames mais simples, como:

Exame PGD para o casal

Também podem ser necessários exames mais avançados, como o Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD).

Objetivo do exame

Trata-se de um teste genético, especializado, utilizado na FIV para avaliar uma ou mais células do embrião com o objetivo de verificar se há anormalidades cromossômicas e/ou doenças genéticas.

Indicações

É indicado para casais em que a mulher possui idade avançada, acima de 40 anos, abortos repetidos, falhas em tratamentos  ou quando um dos cônjuges apresenta anomalias gênicas.

Vantagens

Neste exame, cada embrião, a partir de um ciclo de FIV, é testado separadamente. Os embriões com resultados normais podem ser selecionados para a transferência ao útero da mulher.

O PGD pode ser realizado tanto no terceiro dia após a fertilização e, neste caso, uma única célula denominada blastômero é retirada de cada embrião; ou no quinto dia após a fertilização, quando algumas células de cada embrião são retiradas e enviadas para análise.

Exame ERA para a mulher

Entre as principais causas de insucesso dos tratamentos de fertilização estão as alterações do endométrio, que impedem ou dificultam a implantação dos embriões.

Objetivo do exame

O exame ERA (Receptividade Endometrial ARRAY) avalia a receptividade endometrial (o endométrio é receptivo quando está pronto para a implantação do embrião, e normalmente isso ocorre entre os dias 19-21 do ciclo menstrual, período chamado “Janela de Implantação”).

Essa ferramenta molecular permite diagnosticar se o endométrio é receptivo ou não, analisando a expressão de um grupo de genes responsáveis por essa função. Para isso, uma biópsia endometrial deve ser feita na fase receptiva do ciclo menstrual.

Indicações

Indicado em situações especiais, como falhas repetidas de tratamentos em que houve transferência de embriões que não implantaram.

Vantagens

Esse exame pode identificar se a mulher exigirá uma janela personalizada de implantação. Em caso positivo, são tomadas as medidas corretivas necessárias para que o processo de reprodução assistida possa ser realizado com sucesso.

Deu para perceber como os exames são importantes para o sucesso da FIV e para a saúde do casal. Por isso, procure uma clínica de confiança que disponibilize as melhores soluções para você e sua família.

O Ibrra disponibiliza todos os recursos necessários para você realizar seu sonho de maneira segura e especial. Foi a primeira instituição de FIV no Brasil a lançar a filmagem do desenvolvimento embrionário, pois entende a importância de saber o tempo desse processo.

Gostaria de saber mais sobre os exames antes da FIV? Entre em contato com a nossa equipe e esclareça as suas dúvidas!

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS