primeiro banho do bebê
2 de outubro de 2018

Primeiro banho do bebê: cuidados que você deve ter

O primeiro banho do bebê é um verdadeiro marco. Mas quando dá-lo, sem mencionar como e onde, são questões que cada pai ou mãe de primeira viagem tem. Limpar uma criança escorregadia e contorcendo-se – e às vezes gritando – requer prática. Portanto, relaxe. Ficará mais fácil a cada vez, e, em breve, seu bebê chegará a amar cair na água.

Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê? Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia. A menos que tenham cuspido ou se sujado com cocô, os recém-nascidos simplesmente não ficam tão sujos.

Para os bebês mais velhos, o banho pode ser todos os dias, e ele muitas vezes torna-se parte da rotina de antes de dormir. Pode ser uma ótima maneira de ajudar seu bebê a relaxar e descansar para a noite.

Dando banho de esponja em seu recém-nascido

Antes do coto do cordão umbilical do seu bebê cair (entre 10 dias e três semanas após o nascimento), é melhor lavar o recém-nascido com esponja para evitar que o coto do cordão fique molhado. Veja como:

Coloque seu bebê sobre uma superfície macia, plana (sobre uma toalha limpa é bom). Tenha uma bacia de água morna e uma esponja ou pano à mão.

Mantendo o seu bebê agasalhado, exponha um membro de cada vez e lave-o com cuidado.

Dê tapinhas leves para secar a área e passe para o próximo membro.

Se você acidentalmente molhar o coto do cordão, basta usar a toalha para secá-lo delicadamente com tapinhas suaves.

Uma vez que o coto do cordão tiver caído, seu bebê está pronto para um verdadeiro banho na pia ou em uma banheira de bebê. Qualquer que seja o que você escolher, acolchoe na parte inferior com uma toalha para deixar mais suave.

Você também pode querer ter um parceiro nas proximidades para ajudá-la a segurar o seu pequeno escorregadio. Reúna tudo o que você for precisar de antemão, para que você não tenha de ficar procurando durante o banho.

Veja esta lista de exemplo para o primeiro banho do bebê:

  • Uma toalha grande com capuz;
  • Um paninho macio ou esponja;
  • Bolinhas de algodão;
  • Sabonete em barra ou líquido para bebês;
  • Uma escova ou pente para bebês;
  • Você só precisará de cerca de 5 cm de água morna para dar ao seu bebê um banho eficaz. Tente colocar um pano quente sobre a barriga do bebê para impedi-lo de ficar gelado.

Esses primeiros banhos não precisam ser longos ou complicados, mas precisam limpar direitinho. Segure o bebê com firmeza e retire delicadamente qualquer sujeira ou pele solta que esteja acumulada. Você terá de segurar a cabeça e as costas dele ao lavá-lo. Ao lavá-lo, preste especial atenção ao seguinte:

A pele do seu bebê é mais sensível do que a sua. Como resultado, a água de banho que for confortável para você será muito quente para ele. Antes de colocar o seu bebê em qualquer lugar perto da água, teste-a com a parte traseira de seu punho ou cotovelo: Essas áreas são mais sensíveis ao calor do que a sua mão. A água deve estar morna – não quente!

Além do primeiro banho do bebê, o choro é um dos fatores que mais causam dúvidas nas mamães. Quer saber mais sobre como lidar com o choro da sua criança? Confira aqui.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS