Período Fértil
23 de maio de 2017

Período fértil: quais as chances de engravidar?

Você com certeza já ouviu falar em período fértil, principalmente se está passando pelo lindo momento de se preparar para ter um bebê. Esse período faz parte do ciclo natural da mulher e está inteiramente ligado ao melhor momento para engravidar.

Quando a mulher entra nessa fase, pode sentir alguns sintomas, pois o organismo passa por diversas transformações. Há muitas curiosidades sobre o tema, e nem todo mundo entende realmente do que se trata.

Por isso, fizemos este artigo especialmente para você entender como calcular seu período fértil e como ele interfere nas suas chances de engravidar. Vem com a gente!

O QUE É PERÍODO FÉRTIL E QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

O ciclo menstrual dura, normalmente, 28 dias. Porém, o ciclo ovulatório existe com maior ou menor duração e apenas dois dias desse período são considerados dias férteis. Enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês.

Na maioria das mulheres, apenas um óvulo é liberado no ciclo e cada um desses óvulos tem vida útil de 12 a 24 horas após o período ovulatório. A ovulação acontece de 24 a 36 horas a partir do momento em que o óvulo maduro é liberado na superfície do ovário.

O período fértil ocorre, geralmente, no meio do ciclo menstrual (a contar do primeiro dia da menstruação). É nessa fase que as chances de engravidar aumentam. O espermatozoide pode sobreviver no corpo da mulher por até cinco dias, por isso é importante ficar atenta a esse momento.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO PERÍODO FÉRTIL

Existem alguns sintomas do período fértil que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. Os principais são:

  • Leve dor no baixo ventre;
  • Aumento da acne;
  • Alteração de humor;
  • Aumento da libido e do apetite;
  • Aumento do muco cervical (secreção vaginal), que pode ficar, também, com a consistência de uma clara de ovo. Isso acontece porque o organismo feminino está preparado para fecundar, e essa secreção tem o papel de facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo.

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL?

Considerando sempre o meio do ciclo menstrual, ele ocorrerá em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Conte 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontece entre três dias antes e três dias depois dessa data, que é o que se considera período fértil da mulher.

Calcular o período fértil, principalmente em ciclo irregular, não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, a conta pode dar errado.

O corpo da mulher passa por diversas transformações, não é mesmo? É muito importante conhecer seu organismo, os sintomas de cada momento, as datas certas do seu ciclo e observar seu corpo para cuidar da sua saúde e saber o melhor momento para engravidar, caso esteja na busca deste lindo sonho.

PERÍODO FÉRTIL X TRATAMENTO DE REPRODUÇÃO HUMANA

Os métodos mais conhecidos de reprodução humana são a inseminação artificial e a Fertilização in Vitro. Vamos relembrar como são realizadas?

Inseminação artificial

  1. É realizada uma estimulação ovariana com hormônios, para obtenção de mais de um óvulo;
  2. Controles hormonais e ultrassonográficos são realizados e uma última injeção é aplicada para maturar os óvulos e induzir a ovulação;
  3. A inseminação é realizada após 36 horas de efeito das medicações, com a introdução da amostra de sêmen no útero com o uso de um fino catéter;

Qual a relação da inseminação artificial com o período fértil? Total! Pois a injeção de espermatozoides dentro do útero da mulher ocorre durante seu período fértil, ou seja, quando ela está ovulando, facilitando, assim, a união dos gametas para a formação do embrião.

E a respeito da FIV? Qual é a diferença e a relação do procedimento com o período fértil?

Fertilização in Vitro

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a FIV consiste basicamente em:

  1. Estimulação do ovário;
  2. Recolha do óvulos e dos espermatozoides;
  3. Inseminação em laboratório;
  4. Fertilização e cultura do embrião;
  5. Transferência do embrião para o útero da mulher.

Neste caso, a ovulação (período fértil) também precisou ocorrer para a concepção da gravidez. A diferença foi que a inseminação foi realizada em laboratório.

PERÍODO FÉRTIL E AS POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR

O período fértil é necessário à gravidez. A mulher pode engravidar de maneira natural, em que os espermatozoides são depositados na vagina após a relação sexual e devem percorrer um longo trajeto até alcançar o óvulo na tuba, local onde ocorre a fertilização.

Com a inseminação artificial, os espermatozoides são colocados no fundo uterino, diminuindo a distância a ser percorrida por eles até alcançar o óvulo na tuba. Em ambos os casos o espermatozoide terá que fertilizar o óvulo por si só e o embrião formado deverá retornar ao útero para ser implantado.

Na Fertilização In Vitro, o embrião é colocado no útero em uma fase adiantada de divisão celular. Portanto, na FIV, os eventuais problemas que impedem a fertilização e o desenvolvimento inicial do embrião são observados antes da transferência dos embriões para o útero.

Para que a gravidez seja concebida, é necessário que o processo de fecundação seja realizado em plenitude.

Entre uma e duas horas após a ejaculação, os espermatozoides começam a nadar contra a corrente. Alcançam primeiramente o coló do útero e, após transpor o canal cervical, se encaminham às trompas, onde são atraídos por uma substância química para encontrarem o óvulo, mas somente um consegue penetrar sua membrana protetora.

Cerca de 20 horas após a fecundação, acontece a primeira divisão celular. As demais ocorrerão entre 12 e 15 horas de intervalo umas das outras. Agora, o desafio dessa vida passa a ser sustentar-se para que o sistema imunológico materno não a expulse do corpo.

O ciclo menstrual é onde tudo se inicia, e ele diz muito sobre você e sua fertilidade. Se você deseja saber mais sobre seu ciclo, leia este artigo e confira os principais aplicativos que ajudarão você a calcular seu período fértil para engravidar e muito mais.

SAIBA MAIS SOBRE A FIV

Baixe o ebook gratuito  “FIV: Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento“.
É só preencher o formulário a seguir para receber o material por email.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS