pai de primeira viagem
1 de novembro de 2018

Pai de primeira viagem: como se preparar para a nova fase

Normalmente, os assuntos relacionados a gravidez e filhos são direcionados às mulheres. Mas os homens também são parte essencial nesse contexto e, naturalmente, possuem dúvidas, receios e sensações nesse novo — e único — momento de suas vidas, em que se tornam pais. Se você é pai de primeira viagem, está no lugar certo.

Descubra como se preparar para essa nova fase e vivenciá-la da melhor maneira possível. Essas dicas serão ótimas para você, seu bebê e sua família, você vai ver!

 

1 – Saiba da sua importância para seu filho

É natural, na nossa cultura, protagonizar a todo momento a mãe. Mas o pai precisa saber a importância da sua figura e entender o seu papel. Você já deve ter ouvido falar que, nos primeiros meses de vida, o bebê ainda se sente parte da mãe.

E é a presença paterna responsável por mostrá-lo que é um ser independente, tornando-se, portanto, uma referência desde o início da sua vida. Existem diversos estudos que demonstram o aumento da autoconfiança em crianças que tiveram a participação dos pais em sua criação.

Por isso, é importante que você se mostre presente em todos os momentos, até mesmo quando seu bebê estiver na barriga da mamãe. Converse e demonstre carinho sempre.

 

2 – Pai de primeira viagem: seja um bom companheiro

Sabemos que é desafiador para um homem compreender a complexidade do corpo feminino no período de gestação. As inúmeras mudanças no organismo da mulher impactam em seus sentimentos e atitudes.

Para que vocês consigam viver, juntos, esse momento da melhor maneira possível, tire todas as suas dúvidas sobre a gestação — neste artigo, falamos da evolução do bebê, o que muda em cada semana e quando ele começa a mexer.

Pesquise, acompanhe a mamãe nos exames, pergunte para ela o que você ainda não sabe. Isso será ótimo para vocês dois e, principalmente, para a vida que vai chegar ao mundo em um ambiente harmonizado e de amor.

 

3 – Saiba os principais cuidados com o bebê

Assim como você, as mamães também têm dúvidas sobre cuidados com o bebê, mesmo as que não são de primeira viagem. Você, como pai de primeira viagem ou não, tem todo o direito de errar ou se sentir inseguro em atividades como trocar fralda, dar banho ou fazer o bebê dormir. Então, seguem dicas básicas:

  • Hoje em dia, existem telas para banheiras e almofadas que ajudam no banho. Cuidado com a temperatura da água! Damos mais dicas sobre o primeiro banho do bebê neste post;
  • Para trocar fralda, atente-se ao tamanho adequado e ao modo de vestir: a parte de trás é sempre mais alta e possui as partes adesivas (ou de velcro). A maioria tem uns números escritos na parte da frente para indicar se está apertado ou não;
  • Na hora de acalmar o bebê, existem algumas receitinhas básicas: a posição fetal ou próxima ao peito são ótimas para dormir. Cantar baixinho, sacudi-lo em movimentos curtos e rápidos e dar chupeta também são técnicas muito utilizadas. Ah, carinhos na testa, perto do “terceiro olho” também são bem-vindos.

Papai de primeira viagem, apenas dê o seu melhor. O resto, entre erros e acertos, flui, pois o mais importante (e o que vai ficar para sempre) é o amor pelo seu filho. Está em busca de informações sobre gravidez, fertilidade e paternidade? Acesse nosso blog e confira conteúdos que ajudarão você nesse novo momento da sua vida!

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS