Ovulação
17 de maio de 2017

Ovulação: Como saber o melhor dia para engravidar

Ovulação e período fértil são assuntos muito conhecidos pelas mulheres, principalmente por aquelas que sonham em ser mãe.  Por mais que a mulher possa prever o momento em que a ovulação ocorrerá e que pareça algo simples, há vários fatores que envolvem esses momentos. Sabendo que ainda existem muitas dúvidas em torno desses assuntos diretamente ligados à gravidez, fizemos esse artigo especialmente para você. Vem com a gente!

O que é ovulação?

A ovulação é um processo natural do ciclo menstrual da mulher. Esse processo ocorre quando o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo (célula reprodutiva feminina) para que encontre o espermatozoide (célula reprodutiva masculina) e ocorra a fecundação.

Quando o óvulo é “liberado”, ele viaja pelas trompas em direção ao útero. Se for fecundado, ele se implanta no útero (de seis a 12 dias contados de sua liberação), dando início à gravidez. Caso contrário, o óvulo se degrada em 24 horas e, ao fim de alguns dias, ocorre a menstruação.

Qual a relação entre ovulação e período fértil?

O ciclo menstrual dura, normalmente, 28 dias. Porém, os ciclos ovulatórios existem com maior ou menor duração e apenas dois desses dias são considerados períodos férteis.
Na maioria das mulheres, apenas um óvulo é liberado no ciclo e ele tem vida útil de 12 a 24 horas após o período ovulatório. A ovulação acontece de 24 a 36 horas a partir do momento em que o óvulo maduro é liberado na superfície do ovário.

O período fértil ocorre, geralmente, no meio do ciclo menstrual (a contar do primeiro dia da menstruação). É nessa fase que as chances de engravidar aumentam. O espermatozoide pode sobreviver no corpo da mulher por até cinco dias, por isso é importante ficar atenta ao período fértil.

Existem sintomas da ovulação?

É natural as mulheres apresentarem alguns sintomas durante este período. Os principais são:

  • Cólicas parecidas com as menstruais;
  • Inchaço;
  • Alteração de humor;
  • Aumento do muco cervical (secreção vaginal), que pode ficar, também, com a consistência de uma clara de ovo;
  • Aumento da libido.

São várias as curiosidades sobre esse assunto, como:

  • Pesquisas comprovam que os homens sentem instintivamente o período fértil da mulher;
  • Não é todo mês que a mulher ovula (mulheres em plena capacidade reprodutiva ovulam de 8 a 10 vezes no ano);
  • A cada ciclo, a mulher libera cerca de 1.000 ovócitos (óvulos primários) para que apenas um se torne um folículo dominante e libere o óvulo que poderá ser fecundado;
  • Durante a ovulação, a maioria das mulheres sente uma pontada no baixo ventre, no abdômen;
  • O dia de maior quantidade de muco não é o dia da ovulação (o muco aparece de dois a três dias antes), mas é o melhor dia para ter relação.

Se você ainda tem dúvidas ou está com dificuldade para engravidar, realize uma consulta com um médico de confiança. Se precisar de apoio, saiba que o Ibrra está de braços abertos para acolher você e sua família.

Se você deseja saber mais sobre como calcular período fértil, leia este artigo e confira os principais aplicativos que ajudarão você a calcular seu período fértil para engravidar.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS