Ovários Micropolicísticos
8 de setembro de 2017

Ovários Micropolicísticos: O que é e como impacta na fertilidade

Você já ouviu falar em ovários micropolicísticos? Tem certeza? Porque muitas pessoas confundem esse diagnóstico com a Síndrome dos Ovários Policísticos, apesar de serem totalmente diferentes.

Acompanhe este artigo e entenda o que é cada síndrome, as respectivas causas e sintomas e de que modo os ovários micropolicísticos afetam a fertilidade feminina.

Sobre o funcionamento dos ovários

Antes de qualquer coisa, é preciso entender como seus ovários funcionam:

  • No início do seu ciclo, o hormônio de estimulação de folículos (FSH) é produzido;
  • Os folículos são cavidades preenchidas por fluidos nos ovários. Cada folículo contém um óvulo não desenvolvido;
  • Enquanto vários folículos começam inicialmente a se desenvolver, um folículo normalmente se torna “dominante”, e este será o óvulo que amadurecerá dentro do folículo que está aumentando;
  • A ovulação: o nível de estrogênio do seu corpo aumenta e, eventualmente, causará um rápido crescimento do hormônio LH, que faz o folículo dominante romper e liberar no ovário o óvulo maduro.

Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio (conhecido no meio médico como SOP) causado por alterações hormonais, uma vez que há alta produção do hormônio masculino testosterona. Isso provoca alteração na ovulação e, consequentemente, no ciclo menstrual, que fica totalmente desregular.

O aparecimento de folículos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento normal dos ovários, mas desaparecem a cada ciclo menstrual.

Em mulheres portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), eles não desaparecem. Desse modo, a estrutura ovariana sofre alteração, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal.

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos

Os ovários micropolicísticos são pequenos folículos que não se desenvolvem para gerar a ovulação. Essa falta de produção de óvulos acaba levando a alterações hormonais, como o acúmulo de hormônios masculinos, causando a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP).

Sabe-se que existem diversas causas, mas ainda não foi detectada uma determinante. Em geral, o desequilíbrio dos níveis de alguns hormônios importantes gera a Síndrome. Observa-se na maioria das pacientes o aumento dos níveis dos hormônios masculinos (andrógenos) no sangue, devido à produção aumentada desses hormônios (principalmente a testosterona) pelos ovários.

Dessa maneira, os seguintes sintomas se manifestam:

  • Irregularidade menstrual;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Aumento da gordura abdominal;
  • Irritabilidade e estresse;
  • Aparecimento de acne (especialmente no rosto, dorso e tórax);
  • Excesso de pelos no corpo;
  • Queda de cabelo;
  • Pele e cabelo oleosos.

Nem sempre a paciente possui todos os sintomas, mas uma característica comum entre as mulheres diagnosticadas é o excesso de peso (obesidade).

Ainda não tão conhecida, a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos gera dúvidas em muitas mulheres. O importante é ficar atenta aos sinais que o corpo dá, como o atraso do ciclo menstrual, e procurar um médico para avaliar o seu caso.

Mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos acreditam que não poderão engravidar, e se frustam por isso. Mas não é bem assim. Leia este artigo e entenda tudo sobre este diagnóstico, assim como as alternativas em tratamento que existem atualmente.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS