O que é Varicocele e quais são suas causas
18 de agosto de 2017

O que é Varicocele e quais são suas causas

A infertilidade masculina pode ser causada por um fator genético ou adquirida com o tempo e, quanto antes for detectada, maiores são as chances de tratamento. Por isso é importante manter-se informado e consultar um médico regularmente.

Você sabe, por exemplo, o que é varicocele? Essa é a principal causa de diminuição da fertilidade masculina, que acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência entre os 15 e 25 anos. Entenda os conceitos principais desse diagnóstico.

O que é varicocele

Doença que atinge os vasos testiculares, ocasionando a dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos. Essa dilatação dificulta o escoamento do sangue para órgãos e veias, bem como o caminho inverso. Dessa maneira, a drenagem venosa não acontece, e o sangue fica preso. Normalmente, essa variz acomete o testículo do lado esquerdo.

Existem três classificações, identificadas de acordo com o grau de desenvolvimento:

  • Grau I – varicocele pequena, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal, como tossir ou assoprar contra uma resistência;
  • Grau II – varicocele de tamanho médio, sendo facilmente palpável;
  • Grau III – varicocele grande, palpável e facilmente visível.

Por que a varicocele causa infertilidade?

O homem produz sêmen diariamente, mas, com o passar dos anos e com hábitos não saudáveis, a qualidade do sêmen tende a piorar e comprometer a fertilidade. As varizes nos testículos são responsáveis por 42,2% dos casos de infertilidade no Brasil.

As causas ainda são pouco conhecidas e amplamente discutidas no meio médico, mas sabe-se que o represamento de sangue ao redor dos testículos leva ao aumento da temperatura testicular, que precisa estar de 1,5 a 2ºC mais baixa que a temperatura do corpo masculino para funcionamento normal.

Além disso, o sangue represado leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio, ocasionando diminuição da produção, movimentação e do funcionamento dos espermatozoides.

Como prevenir essa disfunção

Como a varicocele é causada por uma herança hereditária ou por determinada pré-disposição pessoal, não existem maneiras de prevenir assertivamente a doença.

Mas como ainda existem causas desconhecidas, torna-se ainda mais necessário adotar hábitos saudáveis, como:

  • Manter o peso adequado;
  • Realizar atividades físicas;
  • Evitar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas;
  • Realizar refeições a cada três horas e escolher alimentos saudáveis;
  • Evitar o excesso de cafeína;
  • Dormir oito horas por dia;
  • Consultar o médico regularmente.

Lembre-se: a detecção precoce e seu tratamento podem evitar ou reverter possíveis danos ao testículo e a sua produção de espermatozoides.

Infelizmente não faz parte da nossa cultura o hábito de levar os filhos adolescentes ao hebiatra (pediatra de adolescentes) ou ao urologista. Essa simples atitude evitaria, por meio de um exame físico de rotina, a detecção tardia dessa e de outras doenças, assim como a futura necessidade de recorrer a métodos mais radicais para ter filhos.

Agora que você já sabe o que é varicocele, gostaria de se informar ainda mais? Confira este artigo “Infertilidade Masculina: Quais são os principais fatores causadores” e tire suas principais dúvidas.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS