Ivete Sangalo Gravidez de gêmeos
22 de junho de 2018

Ivete Sangalo: gravidez de gêmeos aos 45 anos com a fertilização in vitro

Ivete Sangalo é uma das cantoras mais famosas do Brasil e, recentemente, os brasileiros acompanharam de perto um momento lindo da cantora: a gravidez de gêmeos aos 45 anos. Mas o que nem todo mundo sabe é que esse sonho realizado pela rainha do axé só foi possível por causa de um procedimento chamado Fertilização in Vitro (FIV).

Em um vídeo publicado na internet, Ivete explicou como tudo foi planejado: “Eu fiz a FIV, Fertilização In Vitro. Passei por alguns processos de separação de óvulos e gerei embriões junto com meu marido. A gente separou estes embriões, congelamos os embriões para que no momento que eu quisesse implantar, estivesse tudo nos conformes”.

No mesmo vídeo, Ivete falou sobre a dificuldade que algumas mulheres passam para ter um bebê por meio da FIV. Vamos contar para você o passo a passo desse procedimento realizado pela cantora, que inclui o congelamento de óvulos, e tirar suas principais dúvidas a respeito do assunto.

FIV: o que é mesmo? Como é realizada?

Como o nome mesmo diz, “in vitro”, trata-se de uma fertilização realizada em laboratório. Antigamente, era muito conhecida como “bebê de proveta”, porque a proveta é um instrumento usado em laboratório. Entenda o passo a passo do procedimento:

  1. Estimulação ovariana

Injeções diárias de hormônios são realizadas com o intuito de estimular os ovários para a produção de mais de um óvulo. O período pode variar entre 7 e 10 dias e é crucial para atingir melhores taxas de sucesso com a FIV.

  1. Punção e fecundação

Com ultrassonografia e análises hormonais, é avaliado se os folículos estão no tamanho adequado. Caso esteja, a última injeção é aplicada. Ela tem o intuito de fazer com que os óvulos amadureçam: 36 horas após a injeção, a paciente é levada ao bloco cirúrgico, em que os óvulos são coletados e levados ao laboratório e são colocados em contato com os espermatozoides.

  1. Transferência embrionária

Com os pré-embriões obtidos na etapa anterior, e que ficam em observação entre 2 a 5 dias, é realizada uma rigorosa avaliação para decidir a quantidade de embriões que será transferida para o útero.

  1. Congelamento de pré-embriões

Os pré-embriões excedentes e de boa qualidade são congelados através da técnica de vitrificação e poderão ser utilizados posteriormente.

Gravidez Ivete Sangalo: o que é importante saber

Assim como a cantora, você precisa contar com uma clínica especializada e que acompanhe seu histórico médico para preparar a vinda do bebê. Seja por uma escolha de ter filho em um momento planejado ou como tratamento para a fertilidade, conte com uma equipe de alta qualidade técnica em uma clínica que possua altas taxas de sucesso.

O IBRRA, por exemplo, possui taxas de sucesso similares às alcançadas pelos melhores centros europeus e americanos, e representam um índice de satisfação de 98% entre todos os pacientes. Em termos de FIV, os números comprovam: 95% dos pacientes conquistam a gravidez em até três tentativas, que revelam o índice de satisfação de 98%. O IBRRA foi a primeira clínica do Brasil a utilizar o Hormônio Anti Mulleriano (AMH) e destacar sua importância para a taxa de sucesso mais informações sobre o AMH neste artigo.

E para as mulheres que não possuem condições como a Ivete Sangalo e outras mamães, o IBRRA disponibiliza o Programa Acesso FIV, fornecendo subsídios para o maior número possível de casais de baixa renda que sonham em ter o seu bebê conheça agora mesmo o Programa de Acesso FIV.

Movimento da Fertilidade

Para estimular a conscientização acerca da preservação da fertilidade pelos casais, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) lançou o Movimento da Fertilidade, uma campanha que passará por dez cidades brasileiras entre junho e agosto deste ano.

O intuito é levar informação para a população sobre as condições de fertilidade e infertilidade, compartilhando cuidados necessários para quem deseja ter filhos, principalmente se a decisão da gravidez é tomada após os 35 anos, idade em que a confirmação da gravidez se torna mais difícil por conta da perda da qualidade dos óvulos.

O movimento recebe o apoio da cantora Ivete Sangalo, que destacou a importância da ação para levar informação ao longo do país.

“O movimento pretende conscientizar as mulheres sobre o momento ideal para a maternidade e, cada dia mais, a mulher moderna retarda seu projeto de ser mãe. É importante que ela conheça seu potencial reprodutivo e, ao adiar a chegada do seu bebê, busque alternativas para preservar sua fertilidade, a exemplo do congelamento de óvulos ou embriões”, ressaltou.

Se você possui o sonho de ser mãe e quer saber mais sobre o procedimento realizado pela cantora Ivete Sangalo para engravidar, confira informações completas sobre a FIV e sobre o procedimento de congelamento de óvulos.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS