Gravidez sem sintomas tudo o que você precisa saber
21 de agosto de 2018

Gravidez sem sintomas é comum?

Cada mulher tem sua singularidade. Não podemos, de forma alguma, generalizar, muito menos quando o assunto é gravidez. O corpo de cada uma reage de um jeito: as emoções, os sintomas e o sentimento de ser mãe são peculiares.

Gravidez sem sintomas, por exemplo, existe sim, você sabia? Nem toda mulher descobre com facilidade que está esperando por um bebê. Muitas vezes, o corpo não manifesta reações comuns como enjoo, inchaço e fadiga.

O que essa ausência de sintomas pode dizer? É normal? descubra agora mesmo com a gente!

Gravidez sem sintomas: por que ocorre

Antes de tudo, vamos contar para você por que os sintomas da gravidez se fazem presentes. Quando a mulher fica grávida, seu corpo recebe uma alta taxa de hormônios — sendo, os principais, estrogênio e progesterona. Isso faz com que surjam inchaço nos seios, tonturas, enjoos, fadiga e, até mesmo, algumas dores pelo corpo. Existem outros sintomas, mas citamos aqui os principais.

Aí está a grande questão: mulheres resistentes ao aumento de hormônios no organismo não sentem tanto — ou praticamente nada — o impacto do período gestacional. Outra explicação está no fator emocional: sabemos que ele interfere diretamente no nosso bem-estar. Também não podemos deixar de considerar que os sintomas podem simplesmente aparecer mais tarde, em vez de no início.

A gravidez sem sintomas pode ser perigosa?

Quando a mulher não sabe sobre a gravidez, é natural que ela mantenha alguns hábitos não indicados durante a gestação, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, manter uma má alimentação, carregar peso ou realizar exercícios físicos em excesso.

Normalmente, não existem riscos relacionados à gravidez sem sintomas; muitas vezes eles aparecem depois ou simplesmente chegam de maneira branda. O importante é ir ao médico, realizar todos os exames solicitados e obter o acompanhamento necessário.

Gravidez sem sintomas é comum?

Devido à alta produção de hormônios — já falamos sobre a importância dos hormônios neste artigo “Hormônios: por que são importantes para engravidar” como eles preparam o organismo para esse lindo momento —, o mais natural é que os sintomas apareçam. Sendo assim, podemos considerar que a gravidez sem sintomas não é o mais comum, mas acontece com várias mulheres.

Dessa maneira, realize exames periódicos e, no caso de amenorreia — ausência do ciclo menstrual —, você pode optar por um teste de gravidez. Lembre-se, ainda, que existe a possibilidade de uma mulher continuar sangrando e estar grávida (no caso de engravidar no início do próximo período menstrual). Algumas doenças também geram hemorragia, mesmo durante a gestação.

Em alguns casos de gravidez sem sintomas, o médico pode indicar reposição hormonal como forma de tratamento, pois, como você viu, os hormônios são essenciais para a gestação. Por sua vez, o médico pode diagnosticar uma gestação normal e indicar apenas acompanhamento frequente, como de praxe.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a gravidez sem sintomas, deixe um comentário!

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS