vitamina e
11 de junho de 2019

Vitamina E e a sua relação com a gravidez

Sabe-se que a alimentação pode interferir, tanto positivamente como negativamente, para a fertilidade do homem e da mulher. Existem alimentos, por exemplo, que são conhecidos por estimular a fertilidade do casal, você sabia? 

É o caso dos alimentos ricos em vitamina E! Essa vitamina atua nas células reprodutoras, sendo fortíssima aliada à fertilidade masculina e feminina.

Vitamina E e a fertilidadede

A vitamina E, também conhecida como “antiesterelidade”, possui várias funções ligadas à fertilidade, sendo importante antes e durante a gravidez. Confira algumas:

  • Atua no desenvolvimento da placenta;
  • Permite ao organismo construir músculos e a criar glóbulos vermelhos (transportadores de oxigênio), estendendo-se à criança;
  • Reduz fatores de risco no bebê;
  • Melhora a qualidade do muco cervical da mulher;
  • Aumenta a motilidade dos espermatozoides;
  • Prolonga a vida do esperma dentro da mulher;
  • Atua na proteção de hormônios importantes para a fertilidade masculina;
  • Atua na proteção e eficácia das células reprodutoras.

Alimentos que contêm vitamina E

Não é somente o amendoim que merece a fama de aliado no que condiz à fertilidade! O combate à infertilidade masculina e feminina pode contar com a ajuda dos seguintes alimentos (que possuem vitamina E):

  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Nozes;
  • Óleo de girassol;
  • Cereais integrais;
  • Pistache.

No geral, os alimentos de origem vegetal são ricos em vitamina E.

A importância de uma alimentação equilibrada para quem deseja engravidar

Deu para perceber como essa vitamina é importante? Tenha sempre em mente que alimentação adequada e hábitos saudáveis são essenciais nas funções reprodutivas. Uma má alimentação por parte da mulher pode desencadear em problemas nas funções ovulatórias, por exemplo. Também pode desequilibrar a fisiologia do homem.

A correria do dia a dia pode levar a uma alimentação desequilibrada e com produtos altamente tóxicos. É preciso tomar cuidado com doenças como a obesidade, por exemplo, que diminui a produção de espermatozoides no homem.

Então, reflita sobre sua qualidade de vida e adote hábitos mais saudáveis, que resultam em células reprodutoras mais eficazes. Cigarro, bebida, excesso de cafeína, sedentarismo, não tomar sol são grandes vilões para quem quer diminuir o tempo de espera da tão sonhada gravidez!

Cuide de você, e saiba que o Ibrra tem à disposição profissionais cuidadosos e altamente capacitados para atender você e a sua família quando precisar. Cada detalhe é fundamental para a conquista do sonho de ter um filho. E somente um especialista de confiança saberá indicar para você a quantidade certa de ingestão das vitaminas e todos os cuidados necessários para o combate à infertilidade masculina e feminina.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos!

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS