É possível engravidar fora do período fértil? Entenda
22 de maio de 2018

É possível engravidar fora do período fértil?

Para responder a essa pergunta, é necessário saber o que é período fértil e qual a sua relação com a gravidez. Entender o funcionamento do seu próprio corpo é fundamental para cuidar da saúde e viver melhor. Mas já adiantando a resposta para essa pergunta, não é possível engravidar fora do período fértil.

O ciclo menstrual se inicia no 1° dia em que a mulher menstrua e termina no dia antes da sua próxima menstruação. Durante esse ciclo, várias alterações hormonais ocorrem no organismo feminino, e algumas podem afetar a menstruação e a ovulação (que podem ocorrer tardiamente ou precocemente).

Explicaremos todas essas questões para você logo a seguir.

Ciclo menstrual e período fértil

São três as fases que compõem o ciclo menstrual:

  1. Folicular: dura aproximadamente 12 dias e, ao longo desta fase, ocorre a menstruação;
  2. Ovulatória: meio do ciclo (período fértil), quando a ovulação ocorre (o folículo ovariano é rompido e, assim, o óvulo é liberado para o encontro com o espermatozoide (fecundação);
  3. Lútea: o folículo que libera o óvulo se enche de sangue, tornando-se um corpo lúteo vascularizado para ajudar na produção de progesterona. A progesterona é responsável por preparar o útero para a implantação do embrião.

A menstruação é, portanto, a descamação do endométrio (tecido que envolve a cavidade interna do útero), que se desprende quando não ocorre a gravidez, composta, dessa maneira, por sangue e tecido mucoso.

Considerando que um ciclo menstrual dura normalmente 28 dias, o período fértil acontecerá em torno do 14° dia. Então, é só contar 14 dias a partir da data da última menstruação para saber sobre seu período fértil.

O período fértil é imprescindível à gravidez porque é o gatilho para a fecundação (encontro do gameta feminino com o gameta masculino), quando o óvulo maduro é liberado. Mas, mesmo assim, algumas mulheres alegam a gravidez fora do período fértil. Como isso é possível? Entenda logo a seguir.

Por que não é possível engravidar fora do período fértil?

Quando a conta que acabamos de ensinar para você sobre o período fértil não fecha, provavelmente é porque houve alguma alteração que ocasionou a irregularidade no ciclo menstrual, como por exemplo:

  • Ovulação no pico de adrenalina: algumas mulheres podem ovular mais de uma vez no mesmo ciclo, devido a um pico de adrenalina;
  • Sobrevida do espermatozóide: um espermatozóide sobrevive no corpo feminino de 3 a 5 dias, no máximo. Porém, em alguns casos raros, esse período pode ser maior, tornando possível a gravidez fora do período fértil.

Também não podemos nos esquecer que existem outras variações como a ovulação tardia neste nosso artigo “Ovulação tardia: por que e como ela acontece” você pode saber mais sobre o assunto —, que consiste na ovulação após o 21° dia do ciclo menstrual, ocasionando o atraso da menstruação. Da mesma maneira, a menstruação também pode adiantar — falamos sobre menstruação irregular e adiantada neste post — por diversos fatores, como alterações hormonais, anovulação e excesso de peso.

Todos esses acontecimentos podem levar algumas mulheres a pensarem que não engravidaram no período fértil, quando na verdade somente houve uma dificuldade para calculá-lo.

Como você viu, a ovulação é determinante para a fertilidade. Saiba aqui como a ovulação impacta nas suas chances de realizar o sonho de ser mãe.

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS