Dúvidas sobre FIV
28 de novembro de 2019

Dúvidas sobre FIV: Veja quais são as 8 perguntas mais comuns

A FIV é um dos procedimentos mais conhecidos pelos casais que possuem dificuldade em realizar o sonho de ter um filho, principalmente por aqueles que querem engravidar rápido.
Mas, por ser uma técnica tão abrangente, algumas pessoas ainda possuem muitas dúvidas a respeito desse procedimento. Por isso, fizemos este artigo com as principais dúvidas sobre FIV que você precisa saber. Vem com a gente!

As 8 principais dúvidas sobre FIV

1º Como funciona a FIV?

A FIV envolve as seguintes etapas:

  • Estimulação do ovário por meio do uso de medicamentos;
  • Retirada dos óvulos do corpo da mulher;
  • Coleta de espermatozoides por masturbação ou punção;
  • Fecundação do óvulo em laboratório;
  • Fertilização e cultura do embrião;
  • Transferência do embrião já fecundado para o útero da mulher após o período de 2 a 6 dias da fertilização.

2º – Quais exames são necessários para a FIV?

É muito comum entre as dúvidas sobre FIV aparecerem o tema exames. Mas não se preocupe, é bem simples! Primeiramente o casal deve passar por uma análise completa, que inclui exames de ultrassom, avaliação hormonal e avaliação das tubas pela histerossalpingografia e espermograma. Também são solicitados exames como HIV, HTLV, sífilis e hepatite e outros.

3º – Tem efeito colateral?

Devido à estimulação ovariana controlada, alguns sintomas como inchaço, ganho de peso, mudanças de humor e de apetite, dor de cabeça e desconforto abdominal podem surgir, mas além de serem transitórios, são rápidos, pois o processo dura poucos dias.

4º – Há limite de idade para fazer a FIV?

As chances de ter um bebê após os 40 anos, sem alterações cromossômicas é baixa. A incidência está em torno de 1 para 35. Para esses casos, existe a FIV com PGD, um procedimento que tem como objetivo a avaliação de alterações genéticas e cromossômicas em embriões obtidos por Fertilização in vitro.
A FIV PGD permite selecionar embriões bons antes de sua transferência sem prejudicar o desenvolvimento posterior.

5º – Posso ter relações sexuais durante o tratamento?

Sim, você pode e deve. Somente após a transferência embrionária se pede 07 dias sem relações sexuais.

6º – O bebê de Fertilização in vitro é mais vulnerável?

O bebê gerado pela FIV não é mais frágil ou diferente de um bebê nascido por método natural. São todas vidas maravilhosas, mas apenas geradas por meios diferentes!

7º – Quais precauções o casal deve tomar durante o tratamento?

Recomenda-se à mulher que não pratique atividades físicas de impacto, como corrida e musculação. É importante que o casal alimente-se bem, não fume e não consuma bebidas alcoólicas durante o tratamento.

8º – Quais são as taxas de sucesso da FIV?

A FIV é muito procurada por casais que pretendem engravidar rápido devido às suas altas taxas de sucesso. A probabilidade média de sucesso é entre 43%,- 60%, dependendo principalmente da idade da paciente.

Quer tirar mais dúvidas sobre FIV? Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta!

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS