alimentos que ajudam engravidar
22 de julho de 2019

Alimentos que podem favorecer a sua INFERTILIDADE

Você sabia que alguns alimentos podem influenciar diretamente na sua fertilidade? 

Os vilões da fertilidade

Alguns alimentos podem prejudicar o organismo masculino e feminino, impactando diretamente na fertilidade do casal. Confira alguns exemplos:

  • Alimentos com alto teor de açúcar: alimentos ricos em açúcar (alto índice glicêmico) alteram a taxa de insulina, que regula os hormônios sexuais. Portanto, é melhor evitar chocolate, bolo, biscoito recheado, refrigerante, sucos industrializados e aquelas sobremesas tentadoras.
  • Cafeína deve ser consumida com cautela, pois prejudica a capacidade do organismo de absorver ferro e cálcio, necessários para gerar o bebê. Em excesso, aumenta as moléculas que danificam os gametas.
  • Soja e carboidratos refinados (pão, macarrão e bolachas feitas com farinha de trigo). A soja pode interferir no estrógeno, hormônio feminino envolvido na ovulação. Os refinados podem elevar seu índice glicêmico.

Inclua frutas na alimentação e substitua carboidratos refinados pelos integrais. Opte por alimentos mais saudáveis e cuide-se todos os dias. Consulte um nutricionista para que ele realize uma dieta que impulsione a fertilidade.

 

Afinal, quais alimentos ajudam engravidar?

Confira a lista dos indispensáveis para os futuros papais:

  • vitamina E, também conhecida como “antiesterilidade”, possui várias funções ligadas à fertilidade, então abuse de alimentos como cereais e óleos vegetais (amendoim, nozes, oliva e óleos de canola, girassol e milho).
  • ácido fólico ajuda na ovulação e na contagem e qualidade de espermatozoides. Consuma alimentos como verduras escuras, brócolis, espinafre e frutas cítricas.
  • zinco também é fundamental para a produção dos óvulos e melhora da concentração e contagem de espermatozoides. Está presente em ostras, frutos do mar, gérmen de trigo, abóbora, avelãs, feijões e cebolas.
  • A Vitamina D ajuda na produção de óvulos de qualidade e age diretamente na qualidade do sêmen e na quantidade de testosterona. Peixes são ricos em vitamina D (salmão, atum, arenque e sardinha).
  • A Vitamina B6 equilibra os níveis hormonais da mulher e melhora a motilidade espermática. Rica em carnes magras (patinho, maminha e lagarto), ovos e leguminosas (feijões, grão-de-bico, ervilhas e lentilhas).

Esses são alguns dos alimentos que ajudam a engravidar. Acompanhe a seguir os alimentos que podem impactar negativamente na fertilidade.

 

Outros hábitos que beneficiam a fertilidade do casal

Além de ingerir alimentos que ajudam engravidar, preparar-se da melhor maneira para realizar o sonho de ter um filho inclui mudanças nos hábitos do casal. Qualidade de vida é fundamental!

Mulheres acima do peso mudam o padrão de ovulação, o que dificulta a possibilidade de gerar um filho. A quantidade e qualidade de espermatozoides também diminuem em homens obesos. Bebidas alcoólicas interferem na fertilidade feminina e na saúde e mobilidade dos espermatozoides.

Portanto, mudem juntos os hábitos e aproveitem da melhor maneira possível essa fase única da vida.

E se vocês estão com dificuldade de realizar esse sonho, o Ibrra está pronto para receber vocês com todo carinho.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com o seus amigos!

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS