Alimentos que causam cólica no bebê
18 de setembro de 2018

5 alimentos que causam cólica no bebê

Existem alguns apertos que somente mãe sabe como é. O choro da criança, apesar de ser natural — a sua forma de se expressar —, incomoda e desespera a mamãe em diversos momentos. A cólica é um dos principais motivos do choro, e pode acontecer devido a fatores diferentes. Mas é importante você saber que existem alimentos que causam cólica no bebê. Quem sabe você pode evitá-los?

Estamos falando aqui, inclusive, dos alimentos ingeridos pela mãe durante a amamentação, que podem afetar o bem-estar do bebê. Mas, sem neuras. Cada caso é um caso, e essas dicas são apenas para direcioná-la em relação a esse assunto e, quem sabe, fazer diminuir a cólica do seu neném.

Feijão e outras leguminosas

Não é muita novidade que o feijão provoca gases. O mesmo serve para ervilha, lentilha e grão-de-bico. Se você está se perguntando o porquê, a explicação é simples: devido à alta quantidade de fibras e carboidratos, a fermentação no estômago é mais complexa, tendenciando, portanto, a formação dos gases.

Leite

Estamos falando do leite de vaca e dos industrializados: as proteínas contidas são totalmente diferentes do leite materno, essencial à criança. A lactose, por exemplo, causa gases, principalmente para as pessoas que produzem pouco ou não produzem a enzima necessária para digeri-la. O mesmo serve para outros alimentos derivados do leite e contém lactose, como iogurte, combinado?

Chocolate e cafeína

Um dos alimentos preferidos pelos brasileiros, principalmente as mulheres, infelizmente pode contribuir para o surgimento de cólicas no bebê. Acabamos de falar da lactose, certo? Então, ela está presente na maioria dos chocolates. Outra substância que costuma estar presente nesse alimento tão querido — mais precisamente nos grãos de cacau — é a cafeína.

A cafeína, em si, não produz gases, mas é um estimulante, e deixa a criança mais desconfortável e agitada. Mas, se você é louca por chocolate, pergunte para seu médico se você pode optar pelos tipos amargo ou meio-amargo, pois o teor de gordura é menor e ainda são antioxidantes.

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas também precisam passar por um processo de digestão mais demorado no nosso organismo, assim como as leguminosas. Os médicos costumam pedir moderação na quantidade ingerida pela mamãe, bem como recomendam mastigar os pedaços por mais tempo.

Frutas

Algumas frutas ricas em fibras como uvas passas, ameixa e laranja são famosas pela flatulência que causam. Por isso, busque evitá-las. Lembre-se sempre de ingerir bastante água, principalmente quando estiver ingerindo alimentos fibrosos, pois auxilia o processo de digestão e evita a formação de gases.

Esses são alguns alimentos que causam cólica no bebê. Mas saiba que cada intestino possui uma tolerância em relação aos alimentos. Pode ser que algumas mamães não sintam os mesmos efeitos que outras, nem mesmo o bebê, ao aderir uma determinada dieta com alguns desses alimentos.

É sempre bom lembrar que a amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde até os seis meses de idade, e é fundamental para a saúde e o desenvolvimento da criança — e até previne doenças. Priorize-a e faça deste momento especial o melhor possível para você e seu filho.

Além deste texto sobre os alimentos que causam cólica no bebê, separamos uma série de conteúdos ricos com dicas imperdíveis para as futuras mamães e as que também já realizaram o sonho de ser mãe. Acesse agora mesmo!

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS