(31)4042-8371
Como podemos ajudar?
31 3286-8171
TRATAMENTOS / Vasectomia

Tratamentos Complementares

VASECTOMIA, SAIBA COMO O MÉTODO CONTRACEPTIVO É REALIZADO

VasectomiaA vasectomia é um método contraceptivo através da ligadura dos canais deferentes no homem, que não interfere na ereção, na ejaculação e no prazer sexual. Os nervos e vasos responsáveis pela ereção peniana não estão envolvidos durante a cirurgia de vasectomia. É um procedimento simples, com anestesia local.

O corte do canal deferente impede a chegada dos espermatozoides na uretra, fazendo com que ele fique retido dentro do testículo. O líquido seminal, que é produzido na próstata e vesícula seminal, continua sendo eliminado durante a ejaculação após a cirurgia. O volume do ejaculado também continua o mesmo, ou seja, apenas o espermatozoide deixa de estar presente na ejaculação.

Os pacientes podem voltar a ter relações sexuais após o sétimo dia, mas precisam usar algum método contraceptivo até fazer o espermograma para confirmar que não há mais espermatozoides no ejaculado.

O paciente pode voltar a trabalhar em atividades que não utilizem força física depois de 48 horas. Já trabalhadores braçais ou para quem pratica esportes, precisa aguardar por cinco dias após a vasectomia.

Quem pode fazer a vasectomia?

A lei 9.263, publicado no Diário Oficial da União em agosto de 1997, sobre a regulamentação do planejamento familiar, afirma que a vasectomia só é permitida para homens acima de 25 anos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez do cônjuge poderá gerar risco de vida.

 Reversão de Vasectomia

Na reversão de vasectomia, as duas partes dos canais deferentes anteriormente separadas são reconectadas quando o corte não foi muito grande. Para isso, é feita uma microcirurgia, em que é preciso fazer uma pequena incisão no saco escrotal, de 3 a 5 centímetros. As pontas dos canais deferentes são localizadas e preparadas para o procedimento, que consiste na sutura das duas partes. Ela é feita com fios finos e usando um microscópio. Depois o saco escrotal é costurado novamente. O procedimento é feito com anestesia geral, com uso de máscara laríngea. A alta costuma ser no mesmo dia, mas a recuperação em casa demora uns 10 dias, com repouso absoluto por 3 dias.

Após a cirurgia, o homem precisa evitar a ejaculação e sexo por 45 dias, para que ocorra a cicatrização da sutura dos canais deferentes. Alguns remédios são indicados pelo médico, como anestésicos e antibióticos para evitar infecções. Após esse período é feito um espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen e seu formato.

A reversão de vasectomia é possível, mas quanto mais tempo se passar da cirurgia, as chances de gravidez diminuem. Quando a reversão for feita após 3 ou 4 anos, as chances de gravidez ficam em torno de 70% e caem para 30 a 40% após 10 anos. A fertilidade do homem também cai após os 45 anos. Por isso recomendamos que o casal faça todos os exames para avaliar a fertilidade feminina antes de optar pela reversão de vasectomia.

Valor Vasectomia ou Reversão

um sonho ao seu alcance

QUANTO CUSTA O TRATAMENTO?

Realizar o seu sonho está ao seu alcance. Entre em contato e informe-se sobre os custos das técnicas e dos tratamentos de reprodução humana

Veja os planos

Ibrra - Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida
Responsável Técnico: Dr. Bruno Scheffer
CRM 31394
Todos os direitos reservados ao Ibrra. Desenvolvido por Agência Salt.
(31)4042-8371