Quero engravidar e não consigo
4 de junho de 2018

Quero engravidar e não consigo, o que pode estar acontecendo?

Quando o sonho de ter filho toma conta da mulher e do homem, a ansiedade faz parte. Pode ser que leve meses para esse lindo sonho ser realizado, mas, quando o período da espera ultrapassa um ano, é preciso investigar a causa com critério e cuidado. Já contamos para você como é possível diagnosticar a infertilidade feminina.

Como você deve saber, são várias as condições no casal capazes de impedir a gravidez. Por isso, é tão importante informar-se sobre o assunto e contar com profissionais especializados para acompanhar sua família neste momento tão delicado.

Contaremos para você os principais motivos que podem ser a resposta para a pergunta: “quero engravidar e não consigo, o que pode estar acontecendo?”. Algumas delas você nem deve imaginar!

A mente e a fertilidade: entenda a relação entre elas

Você sabia que a ansiedade é uma das principais causas da infertilidade, principalmente a feminina? Contamos mais sobre esse assunto no texto “Tentantes: a importância da mente nas chances de engravidar”.

É isso mesmo! Mulheres e homens que passam por situações de estresse ou mesmo por um momento difícil na vida apresentam mais dificuldade para ter um filho. Muitas vezes, realizam uma bateria de exames que não demonstram disfunção alguma e, depois de alguns meses, a notícia mais esperada vem: a chegada de um bebê!

Endometriose: uma doença feminina

A endometriose é uma doença do endométrio, cavidade interna do útero e uma das causas mais comuns da infertilidade feminina. Dentre as complicações que a doença traz está a dificuldade de implantação do embrião no endométrio.

Além disso, se não houver tratamento adequado, processos de aderências dos órgãos e infiltração dos focos de endometriose nos órgãos vizinhos podem ocorrer, desencadeando ainda mais problemas.

Pólipos uterinos

Ao contrário do que muitos pensam, os pólipos uterinos são extremamente comuns, mas nem todos são malignos e impeditivos da gravidez. Porém, ainda é comum mulheres com dificuldade para engravidar receberem o diagnóstico.

Os pólipos uterinos são lesões em relevo localizadas na superfície interna da cavidade uterina. Além da dificuldade de implantação do embrião, ainda pode dificultar a gravidez em outros sentidos. Entenda melhor neste post “Pólipo uterino: qual a relação com a fertilidade?”.

Varicocele: principal causa da infertilidade masculina

A varicocele é uma doença comum que ocasiona a dilatação das veias do cordão que sustentam os testículos, dificultando, assim, a produção, movimentação e o funcionamento dos espermatozóides.

Idade avançada

Infelizmente, com o avanço da idade, as possibilidades de ter um filho são menores. Isso porque a taxa de hormônios cai drasticamente, bem como a qualidade e quantidade de óvulos. Os espermatozóides, diferentemente dos óvulos, podem ser produzidos por mais tempo, mas a qualidade do esperma cai ao longo dos anos.

Não se esqueça que existem muitos mitos, principalmente na internet, sobre a infertilidade — desvendamos os 6 principais aqui. Se você está passando por alguma dificuldade para engravidar, não se desespere. O avanço da medicina possibilitou às mulheres e aos homens várias alternativas de tratamento. Conheça agora mesmo os tratamentos para infertilidade mais comuns que possuem as melhores taxas de sucesso.

 

 

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS