O que é nidação
1 de fevereiro de 2018

O que é nidação? Entenda tudo a respeito

Existe expectativa maior do que a de uma futura mamãe à espera de um bebê? Mesmo sabendo que é extremamente necessário, controlar a ansiedade nem sempre é tão fácil, e piora quando as dúvidas surgem.

Uma das fases que mais confundem a cabeça da mulher é o período entre a tentativa e a confirmação da gravidez. As perguntas costumam ser: “como saber se estou grávida?” “existem sinais que confirmam a gravidez?”, “notei sangue na minha roupa íntima! Quer dizer que não estou grávida?”.

Essa última pergunta tem a ver com a “nidação”, pois ela pode causar sangramento similar ao da menstruação, mas é sinal de notícia boa para a mulher que deseja ter filho. Entenda melhor logo a seguir.

O que é nidação e como ela ocorre?

A nidação define a chegada do óvulo fecundado (zigoto) na parede do útero. Vamos relembrar as fases da gravidez?

  • Fecundação: encontro do gameta feminino (óvulo) com o gameta masculino (espermatozoide);
  • Zigoto: o óvulo fecundado é convertido em zigoto, que começa a se deslocar para o útero pelas trompas de falópio;
  • Mórula: ocorre a divisão das células, chegando ao número 16. Cerca de 4 dias após a fecundação, a mórula chega ao útero;
  • Blastocisto: estágio inicial do desenvolvimento embrionário;
  • Implantação: de seis a oito dias após a fertilização, o blastocisto está pronto para a implantação processo de ligação do blastocisto à parede do útero. Aqui, a produção do hormônio HCG, também começa;
  • Nidação: quando o zigoto (óvulo fecundado) é fixado ao útero.

Então, quando o zigoto se fixa ao útero, o organismo emite sinais de que alguma coisa nova está acontecendo. Saiba quais são:

  • Pequenos sangramentos de cor amarronzada ou rosada;
  • Pontadas na região pélvica;
  • Aumento da temperatura corporal (com a fixação do embrião, a progesterona passa a ser secretada em maior quantidade no organismo, levando à sensação de aquecimento);
  • Em alguns casos, acontece um sangramento aguado e discreto;
  • Cólicas semelhantes às menstruais;
  • Pontadas leves no baixo-ventre.

O sangramento costuma durar de 2 a 3 dias. Lembrando que nem todas as mulheres apresentam sintomas da nidação, e só percebem a gravidez se a menstruação não vem ou o sangramento mais fraco como borra aparece. A nidação pode acontecer de 7 a 15 dias depois da relação sexual e nem sempre ela é percebida.

O que é menstruação e o que é nidação: como diferenciar

Essa dúvida afeta a maioria das mulheres. Na menstruação, o aspecto do sangue “borra de café” tende a aumentar com o passar dos dias, enquanto o da nidação tende a cessar. Mas como alguns ciclos possuem sangramentos menores ou desregulados, o melhor caminho é fazer um teste de gravidez se houver a dúvida. O ideal é que o exame seja feito após a secreção com aspecto de borra parar.

O sangue da nidação também pode ser rosado com aspecto de clara de ovo amarronzada ou somente marrom. Quando o sangue vivo se transforma com o passar dos dias em borra (aspecto marrom), as chances de ser apenas uma menstruação são maiores.

Além da nidação, outros sintomas posteriores podem revelar uma gravidez. Saiba tudo sobre as primeiras semanas de gravidez e os cuidados que devem ser adotados durante o período em nosso artigo.

SAIBA MAIS SOBRE A FIV

Baixe o ebook gratuito  “FIV: Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento“.
É só preencher o formulário a seguir para receber o material por email.

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS