mãe de primeira viagem
25 de setembro de 2018

Mãe de primeira viagem: tudo o que você precisa saber

A mulher sofre uma pressão social constante. Quando ela se torna mãe, então, o que não faltam são julgamentos, “pitacos alheios”, autocobrança e autoculpa — ainda mais quando se é mãe de primeira viagem. Também por isso, é importante cuidar da mente, assim como se cuida do corpo.

O turbilhão de informações advindas de pessoas leigas e da internet, principalmente, pode confundir a mamãe, e até desesperá-la: o que é realmente confiável e correto? A primeira dica é: siga seu coração. Você vai errar, acertar e essas duas coisas fazem parte do papel de mãe.

As outras dicas práticas e realmente confiáveis sobre ser mãe de primeira viagem apresentaremos logo a seguir.

Cuidar da saúde

Sabe aquela consulta ao médico atrasada? Aquela dieta que sempre vai começar na segunda-feira? Então, esses ajustes nos cuidados da sua saúde precisam ser feitos, porque eles são fundamentais para uma gestação tranquila e para o desenvolvimento do seu bebê. Mas, sem neuras! Você não precisa e nem deve se privar de tudo. Mantenha um estilo de vida saudável:

  • Suspenda o uso de álcool e de cigarro;
  • Opte por uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Evite comidas gordurosas e industrializadas;
  • Pratique atividade física;
  • Siga corretamente as recomendações do seu médico em relação à nutrição de nutrientes — o mais indicado é o ácido fólico, que, de acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser consumido entre 60 e 90 dias antes da gestação. O ácido fólico é essencial para a formação do tubo neural do feto;
  • Vacinar: ao se imunizar, você protege também o seu neném. Portanto, regularize suas vacinas. As vacinas recomendadas na gestação são: influenza, hepatite B e a tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que combate difteria, tétano e coqueluche.

Mãe de primeira viagem: o parto

Não se sinta pressionada para decidir se seu parto vai ser normal, natural ou cesárea: isso vai depender de diversos fatores, dentre eles, o seu estado emocional, a posição do bebê e as recomendações do seu médico.

Mas é indicado que você já pense sobre isso e programe com seu médico o local, os tipos de parto e as opções que se adequam à sua realidade. Tendo isso definido, você se sentirá mais segura.

Sabia que existem exercícios que trabalham a região pélvica — que contém a bexiga, as partes terminais dos órgãos ureteres, os órgãos genitais, reto, e, nas mulheres, também aloja ovários e útero? Essa musculatura é pressionada pelo bebê durante a gestação e na hora do parto. Exercitá-la pode trazer mais conforto!

Amamentação

Esse é um dos maiores receios da mãe de primeira viagem. A amamentação é recomendada, pelo menos, até os 6 meses do bebê. Repare como é seu mamilo: é invertido, reto, como é? Pode ser que você precise do uso de conchas plásticas para projetar o bico do seu seio corretamente.

Os sutiãs de algodão e próprios para a amamentação são mais confortáveis, lembre-se disso. Tente tomar sol nos mamilos sempre que possível, durante pelo menos 15 minutos, pois ajuda a prevenir fissuras e rachaduras.

Lembre-se: o mais importante é a sua conexão com seu bebê e você seguir sua intuição. Ser mãe de primeira viagem é mesmo desafiador, e cada experiência é de um jeito; vivencie e respeite a sua como ela é.

Para você se informar ainda mais sobre a maternidade, confira nossos textos sobre o assunto! Você encontrará informações confiáveis, de especialistas em vida.

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS