Exame de fertilidade masculina: Quais são os principais?
9 de outubro de 2017

Exame de fertilidade masculina: Quais são os principais?

Não há nada mais angustiante do que a dúvida. Ela tira o sono, acaba com a nossa tranquilidade e traz à tona numerosos e confusos pensamentos.

E uma das piores sensações que muitos homens passam é a dúvida sobre sua fertilidade. Após várias tentativas para engravidar sem sucesso, começam a se perguntar: “o que há de errado comigo?” e “será que é algo sério?”.

O exame de fertilidade masculina é o maior aliado do homem nessa situação, pois sana a angústia e ainda permite a chance de se realizar o tratamento mais indicado.

Nesse artigo vamos falar sobre exames de fertilidade masculina que são indispensávaveis para você.

#1 Espermograma

O espermograma mensura a quantidade, mobilidade e qualidade dos espermatozoides, por meio da análise laboratorial. A amostra de sêmen para análise é obtida por meio da masturbação. O tempo de abstinência para a coleta é de 2 a 7 dias.

#2 Dosagens hormonais

Os hormônios são fundamentais para o funcionamento do organismo, e uma disfunção na produção dos hormônios, principalmente os sexuais, pode causar a infertilidade masculina. Por isso, é importante analisar os níveis de todos eles, principalmente da testosterona.

#3 Exames genéticos

São imprescindíveis, pois podem identificar possíveis causas genéticas da infertilidade. O exame do cariótipo – conjunto de cromossomos do indivíduo – consiste em um exame de sangue simples, que pode ser feito em laboratório.

A anormalidade do cariótipo indica maior possibilidade de o casal gerar espermatozoides ou óvulos alterados, apresentando dificuldade para engravidar ou problemas como abortos consecutivos e a possibilidade de gerar filhos com doenças hereditárias.

#4 Doenças infecciosas

É preciso avaliar as condições de saúde do homem. Exames de sangue para detectar doenças infecciosas sexualmente transmissíveis como hepatite, sífilis e AIDS são indispensáveis. Algumas doenças como toxoplasmose e rubéola ainda podem ser prejudiciais se contraídas durante a gestação para o bebê.

#5 Biópsia testicular

Esse exame de fertilidade masculina é específico para casos em que o homem não apresenta gametas em seu esperma.

A amostra de biópsia é analisada por meio de um microscópio para identificar qualquer anormalidade na produção de esperma ou em sua maturação, caso outros exames não tenham detectado assertivamente a causa da infertilidade.

Trata-se de um procedimento cirúrgico também efetuado para obtenção de espermatozoides do testículo, normalmente para realização da FIV ou ICSI.

#6 Ultrassom testicular

É um exame utilizado para obtenção de imagens dos testículos e áreas vizinhas do escroto. Permite avaliar as condições da região e averiguar possíveis disfunções como varicocele, nódulos e cistos, que podem afetar a fertilidade masculina.

#7 Exame clínico

É o primeiro passo para a investigação e o diagnóstico da infertilidade. Além disso, é fundamental para analisar as condições de saúde do paciente, e deve ser feito regularmente. O médico averigua o tamanho dos testículos, a integridade anatômica, se há algum processo inflamatório ou sinais de varicocele. Indispensável para os demais exames.

Dentre todos esses procedimentos, o espermograma é, sem dúvida, o exame de fertilidade masculina mais importante para o homem, pois disponibiliza informações completas sobre seu órgão reprodutor e sua fertilidade. Saiba tudo sobre o espermograma neste artigo que preparamos para você.

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

Últimos posts por Dr. Bruno Scheffer (exibir todos)

COMENTÁRIOS