Como saber o dia que engravidei?
13 de março de 2018

Como saber o dia que engravidei?

Quando uma mulher descobre que está grávida, seu universo se transforma, e normalmente ela passa a querer entender tudo sobre ser mãe. Tanto que quando perguntamos para uma gestante quantos meses tem o bebê na barriga, ela costuma responder: “X semanas!”. E parece que só ela entende de verdade o significado disso, não é mesmo?

Tem coisa que só uma mãe sabe, pois ela dá importância aos detalhes. Esta curiosidade, por exemplo, passa pela cabeça de muitas: como saber o dia que engravidei? Afinal, é mais uma informação sobre essa vida que está por vir, com a qual ela sempre sonhou.

Então, vamos ajudá-la a desvendar o início desse seu sonho, ou seja, onde tudo começou. Está preparada?

O dia em que você engravidou e o ciclo menstrual: qual é a relação

Para você entender melhor o dia em que seu filho se fez presente em você, vamos recapitular o ciclo menstrual, composto por três fases:

  1. Folicular (dura aproximadamente 12 dias, fase em que ocorre a menstruação);
  2. Ovulatória (meio do ciclo, quando a ovulação acontece, ou seja, o óvulo é expelido, coletado pela tuba uterina e ‘”espera” para ser fertilizado);
  3. Lútea (inicia-se após a ovulação. Fase na qual o útero é preparado para a implantação do embrião).

Lembrando que, na ovulação, quando o óvulo é “liberado”, ele viaja pelas trompas em direção ao útero. Se for fecundado, ele se implanta no útero. Caso contrário, o óvulo se degrada em 24 horas, ocorrendo a menstruação.

Considerando uma mulher com ciclo regular de 28 dias, a fecundação acontecerá cerca de 14 dias após o início da menstruação, e a nidação (implantação do óvulo fecundado na parede do útero) começa a ocorrer cerca de 7 a 15 dias depois da relação sexual, e nem sempre ela é percebida.

Por esse motivo, a gravidez começa a ser contada no primeiro dia da última menstruação, mesmo tendo mantido relações íntimas antes, durante ou depois dessa data. Vamos a um exemplo prático?

Se sua menstruação chegou no dia 14 de março de 2018, a conta começa nessa data, a mais provável do seu bebê ter sido gerado.

Como contar o período de gravidez de acordo com o número de semanas

“Pronto, já descobri como saber o dia que engravidei. Mas se alguém me perguntar de quanto tempo estou, o que responder?”. O teste das semanas de gravidez deve ser realizado a partir da data da última menstruação. Considerando aquele mesmo ciclo menstrual acima: se a data da última menstruação foi em 19 de março, após 7 dias (26 de março), você completará uma semana de gestação, e assim por diante.

Além dos cálculos, existem exames que podem auxiliá-la sobre o tempo de gestação. A ecografia ou ultrassonografia consegue identificar o desenvolvimento do feto, suas características morfológicas e, consequentemente, de quantas semanas ele está. Com isso, dá para saber se a sua contagem está certa, em relação ao dia em que ele foi concebido.

O acompanhamento médico é imprescindível na gestação, principalmente nas primeiras semanas. Esse período é decisivo e delicado. Por isso, separamos para você um artigo sobre os cuidados na primeira semana de gravidez. Confira!

Dr. Bruno Scheffer

Dr. Bruno Scheffer

Médico Pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Master em Reprodução Humana Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valência (Espanha). Especialista em Medicina Reprodutiva pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha). Editor chefe do Tratado de Reprodução Humana Assistida. Membro Editorial do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida. Membro do European Society of Human Reproduction and Embryology
Dr. Bruno Scheffer

COMENTÁRIOS